segunda-feira, 5 de março de 2012

4.ª sessão - Cartoons - TV


Eu escolhi este cartoon chamado TV, de Panos Maragos, um cartoonista grego, que foi publicado em 2007 na revista TV Ethnos.
Eu achei muito interessante este cartoon , pois retrata três meios de comunicação - o livro, a televisão e o rádio. A televisão está em primeiro lugar, em segundo lugar está a rádio e em terceiro o livro. A cor dominante da imagem é o azul do fundo, parece uma multidão num estádio dos jogos olímpicos.
      Nesta imagem engraçada posso concluir que se critica os meios de comunicação. A televisão é o meio mais usado pela população, depois a rádio e, por último, o livro, porque as pessoas não costumam ler muito. Este cartoonista parece querer alertar as pessoas para a importância da leitura.

Delfim Trancoso - 9.ºC






4.ª sessão - Cartoons - Desmatamento


         Este cartoon foi feito por Jarbas Domingos de Lira Junior, um cartoonista brasileiro. O nome do cartoon é “Desmatamento” e foi publicado no jornal Diário de Pernambuco, em 2007.
Na imagem, vejo um homem a cortar uma árvore com um machado na mão e, mesmo ao seu lado, a figura da Morte, a cortá-lo com a sua foice, tal como homem faz à árvore. A cor predominante é o amarelo.
        Esta imagem retrata muito bem os dias de hoje, pois cada vez há menos florestas. O homem corta árvores a grande velocidade, pois há grandes interesses económicos, sendo as árvores uma matéria prima muito utilizada em várias indústrias e os terrenos das florestas usados com outras culturas. Este cartoon denuncia que as árvores ao desaparecerem nos levarão com elas, ou seja, nós desaparecemos também. Eu gostei muito, o cartoon é interessante e original , o autor deve ter muita imaginação.


César Arriscado - 9.ºC

4.ª sessão - Cartoons - Controlo de Armamento

Este cartoon chamado “Controlo de Armamento” foi criado por Tom Janssen, um cartoonista holandês, e foi publicado no jornal Trouw em 2007.
Na imagem podemos ver duas máquinas de venda automática, com moedas, uma é de bebidas e outra é de armas. As cores dominantes são o amarelo e vermelho. De uma forma cómica, mas ao mesmo tempo num tom de crítica e de denúncia, a imagem mostra como é fácil, hoje em dia, conseguirmos obter uma arma. É tão fácil como obter uma simples e inofensiva Coca Cola.
Eu acho que esta imagem retrata muito bem os dias de hoje, pois vivemos tempos de grande violência, inclusive nas escolas e isso pode dever-se à facilidade com que as pessoas têm acesso às armas. Eu gostei muito desta imagem. Pois é criativa e interessante.


Ana Isabel Ribeiro - 9.ºC